Topo

quarta-feira, junho 10, 2009


Por onde anda a crise?

Para aqueles que acreditaram que a gripe suína seria a tampa da panela da mais recente crise econômica mundial, acertaram em cheio. Nunca se falou tanto em máscaras e número de pessoas infectadas pelo vírus H1N1. Acredito que se existir uma pesquisa detalhada, o número de vendas de máscaras para a proteção do vírus deve ser bem maior que o de empregos perdidos pelo mundo inteiro durante a crise.
Enquanto as multinacionais anunciam as demissões em massa, o governo analisa o déficit da balança comercial e os economistas calculam os prejuízos, a sociedade brasileira tenta encontrar dentro de sua casa e/ou empresa o reflexo da crise econômica, em vão. A dona de casa que sempre namorou àquele fogão de seis bocas conseguiu realizar o seu sonho, assim como o jovem empresário que trocou seu carro usado por um Zero Km. Se o governo está incentivando, ou não, o crescimento econômico neste período de instabilidade, o que importa é que o brasileiro está encarando a crise como Oportunidade.
Oportunidade essa, perceptível quando, as exportações brasileiras à China cresceram 65% no primeiro quadrimestre de 2009 em relação ao mesmo período do ano passado, assim como o governo do Estado de Goiás informou, na semana passada, que as empresas goianas tiveram o melhor resultado dos últimos dez anos, exportando 300 milhões de dólares, e até mesmo quando houve um crescimento de 32% das operações de importação para Goiás, segundo os dados do departamento de comércio Exterior da Associação Comercial do Estado de Goiás.
Assim como as autoridades têm trabalhado com afinco para controlar a situação da gripe suína, as empresas privadas nacionais têm conseguido, diante a crise, driblar o medo que assola o sistema econômico brasileiro e apesar da recessão técnica sugerida pelo ministro Mantega, na tarde da última segunda-feira, a tendência do país é fechar o ano com um crescimento de 3 a 4% superior ao do ano passado.
De qualquer forma, um conselho a ser dado ao cidadão brasileiro, é continuar, quando necessário, usando as máscaras para a proteção do vírus H1N1, pois quem sabe assim, ela também os protege desse vírus do medo da crise que nem se sabe ao certo por onde anda.


____
Louise Moreira

Publicado pelo Jornal Diário da Manhã 21/05/2009

by Louise às 2:24 PM

1 Comments:

At quarta-feira, 29 julho, 2009, Anonymous Anônimo disse...

Adoro teu blog... (Sem palavras), visite o do Korosake, meu colega... igglu.blogspot.com

 

Postar um comentário

<< Home